Login Corporativo       Login:   Senha:  
IMPRENSA

Como surgiu o Ideias10


Entrevista

Renato Khalil e Nilson Cortez Junior, idealizadores do Ideias10, contam em entrevista como surgiu o portal dedicado a aproximar grandes ideias de sua execução.

Como e quando surgiu a ideia de um portal focado em um mercado de ideias?
A ideia surgiu em 2007, decorrente de uma sessão de "degustação de ideias" de dois grandes amigos, Nilson e Renato. O ponto de partida foi vivenciarmos a implantação, ainda que de forma não estruturada, de uma semana de "imersão de ideias" com nossas equipes, cada um em sua empresa. Os resultados foram ótimos. Naquele momento percebemos a importância de democratizar o ambiente de geração de ideias dentro das corporações. Quantas pessoas estão desmotivadas apenas por não terem oportunidades de serem ouvidas? Quantas ideias estão incubadas nestes profissionais? Quanta economia deixa de ser feita porque estes profissionais não se sentem impelidos a criar? O próprio Einstein disse que a criatividade é mais importante que a inteligência e nós acreditamos nisso.

O fato é que depois de nossas experiências, veio a ideia de investir em um projeto de gestão de ideias, tanto para o ambiente das empresas como para o mercado, mas não restrito ao mundo dos negócios. ideias para melhorar a vida de uma comunidade, de um clube de futebol, enfim, nossa meta é aproximar uma ideia interessante de quem possa executá-la. O Ideias10 é o gramado onde a bola e o gol se encontram.

Vocês se inspiraram em algum modelo pronto?
Não há muito material sobre o assunto disponível no Brasil, muito menos cases para serem analisados e trabalhados. Exploramos alguns cases internacionais para efeito de uma melhor fundamentação de nosso plano de negócio, construção das ferramentas e iniciativas. Mas, no geral, nosso conceito é novo. Não existe um site com a mesma temática no País: um mercado de ideias que busca aguçar ao máximo o empreendedor que existe em cada um de nós. O site quer se tornar um intermediador entre o autor e o comprador de ideias.

Quanto vale uma ideia?
Acreditamos que o valor de uma ideia depende sempre da reação do mercado, isto é, após a ideia divulgada pelo autor, a demanda por ela e sua possibilidade de execução definirão o seu real valor. Temos certeza de que existem ideias inovadoras que podem valer milhões de reais, em função dos resultados que podem produzir para a empresa, sociedade e para o próprio autor. Muitas vezes, a ideia está ali, na nossa frente, e é mais simples do que parece. Muitas vezes o difícil é simplificar. O fundamental é despertar o empreendedor de novas ideias que existe nas pessoas. Este é o nosso papel.

Como estipular o valor de uma ideia dentro do portal?
O valor de uma ideia poderá ser estipulado pelo próprio autor em função do impacto, benefícios e resultados esperados quando de sua implantação. Aí vai ser a lógica da oferta e da demanda, e o autor tem total liberdade para revelar a ideia para quem quiser e quando quiser, assim como reavaliar o preço pedido.

O que são 'padrinhos de ideias'?
Os padrinhos de ideias são as empresas e as entidades de modo geral, tais como prefeituras, universidades, associações que lançam desafios para seus colaboradores, clientes, parceiros de modo geral e para o mercado. Os desafios são lançados com o objetivo de coletar ideias que atendam a determinado objetivo da empresa. O padrinho poderá premiar as melhores ideias com valores em dinheiro, reconhecimento, viagens, troféus, empregos, etc.

Como uma empresa pode participar?
As empresas interessadas em utilizar nosso Portal Fechado de Gestão de ideias devem entrar em contato através do e-mail contato@ideias10.com.br para uma apresentação mais detalhada, aderente ao seu perfil e uma proposta comercial. As empresas podem nos contratar tanto para utilização das ferramentas de gestão de ideias do Portal Fechado (seu colaboradores, parceiros, clientes etc). como para o Portal Aberto (mercado).

E o internauta que tem uma ideia e gostaria de dividir, como deve proceder?
Para todos os interessados em participar do nosso Portal Aberto, sejam, "padrinhos" ou "autores" de ideias, basta entrar em nosso Portal www.ideias10.com.br, onde através de um simples cadastro, qualquer pessoa pode acessar a todos os desafios lançados do Mercado Aberto.

Qualquer ideia é aceita?
Sim, dentro do bom senso e estando dentro da lei, qualquer ideia pode ser aceita. Seja para atender um determinado desafio lançado por um padrinho ou através de nosso Mercado de Ideias.

Haverá uma filtragem das ideias? Se sim, quem fará e como será feito?
O site não avalia as ideias que são postadas pelos autores. Isso é patrimônio exclusivo deles. Mas nos casos em que há um Padrinho, as ideias serão avaliadas por um Comitê Gestor da empresa ou entidade. Este comitê estará fundamentado através de uma matriz de avaliação, que deverá trabalhar com critérios e pesos para cada Desafio, previamente definidos para avaliação das ideias geradas.

:: Você tem uma pergunta que gostaria de ser respondida? Clique aqui.



 


 


Ideias10 - Soluções Corporativas
© 2018 - Todos os direitos reservados