Login Corporativo       Login:   Senha:  
NOTÍCIAS
20/11

Profissional paulista é a autora da 1ª idéia no portal aberto do Idéias10

Andrea Aparecida Gasparini, colaboradora da área de Garantia de Qualidade da Magal Indústria e Comércio LTDA, foi a pioneira

Inaugurado em outubro, o Idéias10 já teve a primeira idéia registrada em seu portal aberto. Andrea Aparecida Gasparini, colaboradora da área de Garantia de Qualidade da Magal Indústria e Comércio LTDA, foi a pioneira que entrou para a história do portal. "Mandei uma idéia simples de algo que me incomoda no dia-a-dia. Talvez nem seja aplicável ou inédita, mas vale a pena tentar. Meu maior objetivo era saber como funciona o sistema na prática", comenta Andrea.

Formada em Secretariado e Letras, Andrea migrou da área de Secretariado Executivo para a de Qualidade. Hoje, ela coordena programas de Melhoria Contínua na Magal. Entre eles, o Programa de Idéias e Sugestões da empresa. "Como é um programa relativamente novo e estamos em constante busca para sua otimização, vivo pesquisando em sites e literaturas, buscando novas informações, tentando manter-me informada. Recebi o link para o seu site do nosso Diretor Comercial e de Novos Negócios como uma dica para leitura", explica.

A profissional elogiou os textos, o item TOP 10, que relata idéias clássicas que deram certo, as cores e o dinamismo do site. "O que mais me surpreendeu foi a resposta rápida. Ponto positivo para vocês", opinou. Entre as críticas construtivas, ela acredita que o acesso restrito para algumas áreas a somente quem tem cadastro inibe os internautas. "Também não ficou claro pra mim o que acontece com as idéias depois de aprovadas e como é a questão dos direitos de autoria das idéias", perguntou.
A equipe Idéias10 aproveita para responder as dúvidas da Andréa.

Nilson Cortez destaca que os desafios lançados no portal aberto estarão associados a um 'padrinho de idéias' (empresa, associação ou entidade que lança o desafio em busca de idéias para fomentar determinado tema). Neste caso, as idéias são coletadas e avaliadas de acordo com critérios definidos por um comitê gestor, que é eleito pelo próprio padrinho. As idéias são postadas mediante um 'acordo' do autor - que estará disponível no momento do cadastro - e podem ser aproveitadas ou não pelo padrinho. Para o autor da idéia, fica a possibilidade de uma recompensa, geralmente estabelecida no lançamento do desafio, seja ela de valor simbólico até pagamento de prêmio em dinheiro ou contratação de serviços.

Nos casos de postagem de idéias sem a existência de um desafio prévio - caso da enviada pela Andrea -, elas terão encaminhamentos diversos de acordo com seus teores e áreas relacionadas. "A idéia da Andrea refere-se às embalagens de sabão em pó. Vamos encaminhá-la para empresas do ramo e tenta obter um feedback", avisa Nilson.

Com relação aos direitos de autoria das idéias, Renato Khalil explica que a responsabilidade de garantir seus direitos é sempre do autor, que será o único responsável pela permissão de compartilhamento, exclusividade e autoria da idéia, bem como pela cessão das licenças respectivas de uso. O portal Idéias10 trata de operacionalizar este encontro entre as partes interessadas através de sua infra-strutura na Internet. "As idéias podem e devem ser registradas e patenteadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). É aí que o autor de qualquer idéia vai poder garantir seus direitos", conclui Renato.

No caso do portal fechado, vale o relacionamento legal entre colaborador e empresa.

Nilson e Renato complementam avisando que o grande objetivo do Idéias10 é provocar desafios, geração de idéias e intermediar os padrinhos e autores no portal aberto, bem como ser o canal estruturado de coleta e avaliação das idéias dentro de empresas através da implementação de um Programa de Sugestões e Idéias.






Ideias 10 - Soluções Corporativas
© 2018 - Todos os direitos reservados