Login Corporativo       Login:   Senha:  
SIMULADORES

Simulação - Otimizando os Sistemas

A seguir, a IDEIAS10 apresenta um texto extraído do livro "Simulação - Otimizando os Sistemas" dos autores R. Harrel, Charles e outros, da Editora Imam.


A Simulação pode adicionar criatividade ao processo de resolução de problemas...

Muitas empresas possuem recursos disponíveis, os quais, quando corretamente empregados, podem trazer significativa melhoria tanto em produtividade quanto em qualidade. Muito frequentemente, entretanto, o medo de falhar impede os funcionários de oferecerem sugestões embasadas em seus conhecimentos, ideias e criatividade. A habilidade de definir uma ideia com um modelo, permite testar o impacto das sugestões e, então, o uso do modelo para se vender a ideia aos tomadores de decisão pode incentivar a atitude do tipo: "vamos experimentar para ver".

Na sua forma mais pura, a simulação é uma ferramenta para avaliar ideias. Neste contexto, onde gerentes, engenheiros e outros com a responsabilidade da tomada de decisão, procuram formas de analisar o impacto de mudanças potencialmente positivas em sistemas extremamente complexos, estudos de simulação vem se tornando cada vez mais comuns.

O crescente papel da simulação na resolução de problemas é inevitável e o número de áreas de aplicação continua a expandir Empresas Líder em manufatura, química, alimentos, sistemas de distribuição, transportes, serviços industriais, saúde e o exército já estão utilizando modelos de simulação. A lista de outras aplicações potenciais é quase sem fim. Infelizmente, a tecnologia da simulação avançou mais rápido que a comunicação do seu valor como uma ferramenta para resolução de problemas. A efetivação dos seus benefícios dependerá da eliminação de medos e incertezas daqueles que não estão familiarizados com o poder e a capacidade informativa da simulação.

 


 


Ideias10 - Soluções Corporativas
© 2018 - Todos os direitos reservados